sexta-feira, 28 de dezembro de 2012

Conjuntura Atual e as Tarefas dos Comunistas Revolucionários

     "Diante do caráter de crise estrutural, orgânica e de transição do capital, a compreensão do que ocorre nesse momento é essencial; daí a ênfase que o Órgão Central do Partido Comunista Marxista-Leninista Brasil (PCML-Br) tem dado à batalha das ideias. É sabido também que não se trata somente da propaganda da análise da realidade, mas sim como essa compreensão se manifesta na intervenção revolucionária na luta de classes.
      A conjuntura que abriu em 2001 a partir do 11 de setembro com o ataque às Torres Gêmeas e ao Pentágono conteve a ascensão da luta de classes que se desenvolvia no mundo, através da luta contra o neoliberalismo, com manifestações em defesa dos direitos sociais ou dos protestos contra o Fórum de Davos e outros; no Oriente Médio há uma desestabilização crescente dos governos que guardam alguma contradição com o imperialismo, como Iraque, Líbia e Síria e a tentativa de sufocar  a resistência palestina. Na América Latina o círculo de fogo aumenta mediado por diversas táticas como o golpe aberto na Venezuela e Honduras, em que o primeiro foi derrotado pela intervenção organizada do povo trabalhador venezuelano e das Forças Armadas em defesa da Revolução Bolivariana; a tentativa de golpe no Equador; no Paraguai, Fernando Lugo foi deposto pelo parlamento e na Bolívia e Argentina a reação semeia contradições entre os interesses populares, com o intuito de desestabilizar os governos de Evo Morales e Cristina Kirchner...”

Essa matéria foi publicada na Edição 463 do Jornal Inverta, em 12/12/2012


LEIA NA INTEGRA 

quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

NIEMEYER VIVE!

     O chão da luta de classes no Brasil e em Nossa América é o chão trilhado pela vida e obra de Niemeyer! “Quando a vida se degrada e a esperança foge do coração dos homens, a revolução é o caminho a seguir”. Oscar Niemeyer. 

        "A seguir reproduzimos breve nota biográfica publicada no Jornal INVERTA nº 419, de 1º de janeiro de 2008, em homenagem ao grande artista, comunista e revolucionário:
Oscar Niemeyer nasceu em 1907 filho de proprietário de uma tipografia e neto de ministro do Supremo Tribunal Federal, que deixou ao morrer, como herança, apenas a casa em que a família residia em Laranjeiras.
     Diplomou-se em arquitetura em 1934 pela Escola Nacional de Belas Artes. Trabalhou em seguida no escritório de Lúcio Costa (1902-1998), cuja solidez teórica e conhecimento da arquitetura colonial brasileira o influenciaram de forma marcante. Nesse período, tornou-se amigo de Rodrigo M. F. de Andrade (1898-1969), considerado por ele o mestre de quem recebeu o incentivo para a leitura dos clássicos gregos e portugueses. Andrade foi o primeiro diretor do SPHAN (Serviço do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) e desempenhou importante papel na preservação da arquitetura colonial, admirada pelos três e base importante dos projetos que desenvolveram"... 


APOIO DE NIEMEYER  NA LUTA DE LIBERTAÇÃO DOS POVOS

OSCAR NIEMEYER APRESENTA PROJETO DA SEDE DA CASA DAS AMÉRICAS EM NOVA FRIBURGO

 OUÇA PROGRAMA VOZ REBELDE SOBRE NIEMEYER