RESENHA: A CRISE DO CAPITAL EM MARX E SUAS IMPLICAÇÕES NOS PARADIGMAS DA EDUCAÇÃO

     O livro A Crise do Capital em Marx e suas implicações nos Paradigmas da Educação: Contribuição ao Repensar Pedagógico no Século XXI, parte da hipótese teórica de que é possível estabelecer mais precisamente as conees categóricas entre o conceito de crise do capital e o conceito de educação, mediatizada pelo conceito de paradigma, dado o caráter de subsunção destas categorias ao conceito de capital, em Marx. A obra sugere um quadro tendencial das relações entre economia, ciência e educação, possibilitando ao pensamento pedagógico adiantar-se e atuar sobre estas tendências dirigindo-as para metas e objetivos fixados no interesse social. Ao vazio da proposição de “nova economiae seu discurso de “pós-modernidade” derrotados pela crise, consumando-se a crise de paradigmas, o livro aponta a teoria e o método de Marx – o materialismo histórico e dialético, como alternativa crível. Afirma que a teoria conceitual do capital em Marx, ao condensar as múltiplas determinações da totalidade social concreta, permite aos sujeitos cognoscente elaborarem cenários prospectivos para sociedade, a economia, a ciência e a educação, contribuindo para a superação da crise.

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