sexta-feira, 21 de março de 2014

Em defesa da sede da Inverta Cooperativa


A Inverta Cooperativa de Trabalhadores em Serviços Editoriais e Noticiosos LTDA, sociedade cooperativa, sem fins lucrativos, fundada em 1994, responsável por dezenas de publicações, entre elas o Jornal lnverta, é sediada na Rua Regente Feijó, 4 Sobreloja, Centro, Rio de Janeiro, RJ.
Difusora de Cultura através da literatura, na Inverta Cooperativa funciona a Biblioteca Arlindo Pinho, organizada em conjunto com o Centro de Educação Popular e Pesquisas Econômicas e Sociais, que contém milhares de livros raros de ciências humanas, com acesso gratuito disponível a qualquer cidadão.
O CEPPES, responsável pela criação da Inverta em 1991 é também a direção executiva da Rede de Economia Global - REGGEN, Cátedra de Economia Global da UNESCO.
Cumprimos o parágrafo único do Artigo 4° da constituição brasileira ao promovermos a integração latino-americana através da reimpressão do Jornal Granma Internacional de Cuba e da representação comercial da Agência de Notícias Latino-Americana Prensa Latina.
O imóvel, que abriga a Cooperativa Inverta há 20 anos, é de propriedade do Estado do Rio de Janeiro, com o qual foi assinado uma cessão de uso em 1994.
Durante todo esse período, sempre nos mantivemos adimplentes, sem haver atrasado um único pagamento, dos quais mantemos todos os comprovantes.
Dessa forma, foi com surpresa e aprensão que nos informamos de que o Estado, através da Rioprevidência, está buscando se alienar do imóvel, o que interfere diretamente em nossas atividades de difusão cultural e distribuição de literatura.
Em um período de Crise do Capital, as Cooperativas são uma das formas de defesa que a classe operária tem  para sobreviver.
O Estado tem a obrigação constitucional de promover a economia popular e não de remodelar a cidade ao gosto do grande capital.
Acreditamos que o centro histórico do Rio de Janeiro deve ser preservado. Não apenas seus prédios, mas também o patrimônio cultural e social dos diversos espaços culturais onde os trabalhadores exerçam suas atividades há décadas.
Mantemos nossa campanha permanente pelo espaço no qual os trabalhadores da Inverta Cooperativa possam exercer seu trabalho com dignidade.
Agradecemos a todos os nossos leitores e colaboradores pela permanente solidariedade recebida.

Trabalhadores da Inverta Cooperativa


Essa matéria foi publicada na Edição 471 do Jornal Inverta, em 12/03/2014

O Cenário Social no Brasil das Classes em Luta: Avaliações Políticas


     Os acontecimentos recentes em nosso país demonstram uma quase declarada luta aberta entre as oligarquias financeiras internacionais imperialistas, os monopólios associados menos dependentes aos países centrais do capitalismo, alguns possuindo um muito frágil caráter nacionalista, e as classes intermediárias ou médias, que se tornaram tambor de ressonância aos interesses imperialistas no país, arrastadas que são pelos paradigmas da modernidade econômica e moralidade política, parecendo serem “contratadas” para arrastarem as massas para um processo de caos interno, contaminando as classes operárias e camponesas, principalmente os extratos mais pobres da população, submetidas que são a todo tipo de repressão, como a época da ditadura civil- militar, seja esta oficial ou paramilitar, pretendendo com isso criar um ano eleitoral de quase completa ingovernabilidade...

Essa matéria foi publicada na Edição 471 do Jornal Inverta, em 12/03/2014